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4 dicas para lidar com a concorrência

A competição faz parte da realidade de qualquer negócio e é fundamental saber como encará-la. Ao se posicionar corretamente, o empreendimento consegue se destacar e obter resultados diferenciados. Portanto, descobrir como lidar com a concorrência é indispensável.

Quando se utilizam as técnicas certas, fica menos complexo fortalecer o posicionamento de mercado, aumentar a competitividade e conquistar novos desempenhos. Como consequência, a empresa pode crescer. Veja, a seguir, quatro dicas de como lidar com a concorrência!

1. Conheça bem os competidores

Para descobrir qual é a posição que o empreendimento deve ocupar em relação aos concorrentes, é essencial conhecê-los. Nem toda empresa do mesmo ramo é um competidor, então é preciso selecionar aquelas que merecem atenção.

Depois de identificá-los, é preciso analisar como eles atuam no mercado. Verifique quais práticas utilizam, que segmento atingem e quais são seus principais acertos. A ideia não é copiá-las, mas identificar oportunidades e o nível de posicionamento do negócio.

2. Compreenda qual é o potencial da empresa

Conhecer bem os competidores é fundamental, mas não dá para se esquecer de entender o próprio negócio. Na tarefa de como lidar com a concorrência, descobrir o potencial do empreendimento faz toda a diferença para tomar decisões melhores.

Para chegar ao resultado, é preciso conhecer os pontos fortes e fracos da empresa, além de suas ameaças e oportunidades. Se tiver uma loja multimarcas de sapatos, por exemplo, é importante conhecer o potencial de público, as exigências de consumo e os aspectos que devem ser melhorados. Assim, é possível agir de forma a se destacar.

3. Aposte nos diferenciais adequados

Quando se fala em como lidar com a concorrência, é comum pensar na famosa guerra de preços. Competir pela preferência do público com atuação apenas no custo não é tão interessante quanto parece. Além de diminuir a margem de lucro, pode ajudar a desvalorizar os itens para venda.

Em vez disso, o ideal é investir em diferenciais de mercado. Ao adotar um mix de produtos completo e dentro das tendências, por exemplo, é possível atrair mais clientes. Aumentar o valor agregado de cada compra, como ao oferecer maior qualidade, também é uma ótima prática.

Verifique o que o público deseja e quais são os pontos que marcam a atuação da companhia. Assim, dá para apostar no que realmente torna o empreendimento diferente dos demais — em vez de se concentrar apenas no preço.

4. Estimule a fidelização de clientes

Fidelizar clientes é muito importante para o sucesso. Ter uma base fiel significa ter de empregar menos custos e esforços para conseguir a conversão e melhorar os resultados. Além de tudo, a fidelização favorece a reputação da empresa e garante destaque no mercado.

Como a intenção é passar à frente dos concorrentes, vale utilizar métodos para conseguir a fidelização. Tudo começa com um atendimento caprichado e de alto desempenho. Vale, ainda, oferecer produtos de qualidade e bom pós-vendas.

Outra boa ideia é estabelecer um programa de fidelidade. Assim, é possível maximizar os resultados e manter os consumidores sempre por perto.

Saber como lidar com a concorrência é fundamental para ter o sucesso e crescer no mercado. Se colocar essas dicas em prática, a empresa tem mais chance de consolidar esses efeitos e se destacar.

Boas promoções são mais uma forma de consolidar o desempenho. Para entendê-las melhor, veja como vender mais com a promoção de dia dos namorados e aplique também em outras datas — já que, assim, você sairá na frente da sua concorrência!