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5 tendências no varejo em 2018 para vender mais

Para que o comerciante possa se tornar competitivo, é essencial acompanhar o mercado e suas novidades, afinal, ninguém quer ficar para trás na corrida para se destacar da concorrência e aumentar as vendas, não é mesmo?

Pensando nisso, neste post, vamos listar 5 tendências no varejo em 2018 para ajudar você a vender mais! Confira e comece já a implementar essas ideias!

1. Integração de loja física e virtual

Para que uma empresa possa se destacar da concorrência ou ao menos ter condições de lutar pelos clientes em pé de igualdade com as demais, é fundamental marcar presença no mundo virtual.

Atualmente, não basta investir apenas na estrutura da loja física. É preciso também investir na internet, disponibilizar um canal de vendas online e desenvolver relacionamento com os clientes por meio das redes sociais, como Facebook e Instagram.

Além disso, uma forte tendência é otimizar a experiência do cliente, disponibilizando diversos canais de contato e integração com a empresa. Essa prática é denominada omnichannel, e consiste em integrar todos os canais para aumentar a interação dos clientes com a marca.

Essa estratégia pode ser feita de diversas maneiras. Por exemplo, você pode disponibilizar a opção de compra também no Instagram, o que permite que o cliente satisfaça seus desejos mesmo nos momentos de relaxamento e descontração, com um simples clique!

Disponibilizar a comunicação por meio de comentários nos posts e mensagens também é uma forma de desenvolver e estimular o relacionamento.

2. Personalização do atendimento

A integração que mencionamos permite que a empresa ofereça um atendimento personalizado e voltado para a satisfação das reais necessidades de cada cliente.

Existe uma forte tendência no mercado para que os atendimentos sejam cada vez mais personalizados, de modo que os clientes tenham melhores experiências de compra. Quanto mais as compras forem bem-sucedidas, menores serão as chances de trocas e devoluções e maiores serão as possibilidades de fidelização.

3. Automatização de processos

Já imaginou uma empresa com diversos canais de comunicação e venda, mas sem nenhuma integração e identidade? Com toda certeza, a experiência do cliente não será muito agradável, o que pode impactar diretamente no resultado das vendas.

Assim, é muito importante automatizar os processos e criar uma linguagem única em todos os canais da empresa, de maneira que o cliente se identifique com a marca, independentemente do canal de contato que ele utilize.

Além disso, atividades internas como emissão de nota fiscal, pedido e recebimento de mercadorias, gestão de estoque, entre outras, precisam estar sempre automatizadas, de modo que os serviços atendam aos mais altos níveis de exigência dos clientes.

4. Combinação de produtos e serviços

As tendências apontam para uma maior diversificação do que é oferecido para o cliente. Dessa forma, as lojas físicas têm desenvolvido a estratégia de combinar produtos e serviços em um só lugar.

Muitas já oferecem wi-fi e café expresso como uma maneira de melhorar a visita do cliente à loja, enquanto outras disponibilizam um setor com produtos de beleza para que a cliente resolva suas necessidades em um só lugar.

Já algumas marcas de roupas femininas estão ampliando suas lojas e diversificando os produtos, incluindo peças de decoração assinadas pela grife. Seja qual for o produto ou serviço que será agregado, a ideia é oferecer bem mais do que o produto principal, a fim de gerar mais valor para a marca.

5. Diversifique as formas de pagamento

Formas de pagamento muito restritivas não têm mais espaço no varejo em 2018. Lojas que aceitam apenas pagamento em dinheiro ou que não parcelam no cartão de crédito tendem a ficar defasadas.

Por outro lado, uma nova forma de pagamento desponta no cenário varejista e pode vir, até mesmo, a substituir os cartões de crédito: trata-se da compra feita por meio dos aplicativos dos smartphones. Vale a pena pesquisar mais sobre essa opção, pois essa pode ser mais uma estratégia para fidelizar seus clientes.

Acompanhar as tendências e inovações é imprescindível para o sucesso dos negócios, portanto, fique de olho em nossos conteúdos e sugestões.

Agora que você já conhece 5 tendências no varejo em 2018 para vender mais, deixe um comentário neste post contando o que achou de nossas dicas!